Alguns dos exemplos mais recorrentes são: falta de depósito de FGTS, assédio moral, sobrecarga de trabalho, ambiente de trabalho perigoso e sem proteção, atraso nos pagamentos, dentre outros. Ainda que algumas circunstâncias caracterizem uma violação mais evidente, como no caso do assédio, cada caso precisa ser analisado individualmente.
É preciso entrar em contato com um advogado especialista para que a situação seja devidamente analisada. Assim, é possível entender exatamente como proceder para que seus direitos trabalhistas sejam protegidos.
É possível exigir, além das verbas citadas acima, verbas como férias proporcionais, 13º salário proporcional, multa de 40% sobre o saldo do FGTS, seguro desemprego, dentre outras.
O prazo para o pagamento da Rescisão é de até 10 dias corridos, contados a partir do término do contrato. Nesse período, o empregador deve não somente pagar as verbas rescisórias, mas também proceder com a homologação e entrega de todos os documentos relativos ao fim do contrato.
Sim. Para isso, é necessário entrar com uma ação na Justiça do Trabalho solicitando o reconhecimento do vínculo empregatício. É possível solicitar o reconhecimento inclusive quando o empregado já deixou de prestar serviços para o empregador em questão. No entanto, cada caso precisa ser analisado individualmente para constatar se foram cumpridos os requisitos necessários para que se caracterize um vínculo de emprego.
Ao ter o vínculo de trabalho reconhecido, você tem direito aos benefícios que normalmente teria, se estivesse trabalhando de forma regular: