fevereiro 1, 2018

HABILIDADE NA COMUNICAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL

Esses dias, no intervalo de um treinamento que ministrávamos em uma empresa, um profissional me abordou e me fez a seguinte pergunta: “Professor, à competência profissional substitui a habilidade na arte de se comunicar”? Ou esta habilidade está vinculada a competência para o sucesso profissional?

Procurei entender melhor o que este profissional estava realmente querendo dizer, pois vi que sua pergunta estava mascarada por uma dúvida que ele não estava tendo coragem de externalizar.

Após alguns minutos de conversa cheguei à conclusão que sua vontade era perguntar o seguinte: “sou formado e gostaria de saber se minha facilidade e capacidade comunicativa são suficientes para meu sucesso profissional”!

Observe como as duas perguntas são diferentes!

Na realidade, observei que a pergunta era outra devido a nossa experiência em treinamentos, pois não raro escutamos as queixas de diversos profissionais que dizem trabalhar com pessoas que conseguem ocultar suas limitações através do poder da retórica.

De certa forma isso e verdade! Podemos afirmar que as pessoas que desenvolvem esse poder na maioria dos casos levam vantagem sobre outros que não trabalham esta importante habilidade nos dias atuais.

Conforme já afirmamos aqui, não basta você saber determinado assunto, as pessoas precisam saber que realmente você sabe e, para isso, não se iluda, você precisa saber se comunicar bem, ter suas ideias organizadas, claras, palpáveis.

Agora não se iluda em pensar que somente isso basta, se você possui a capacidade de se comunicar, ótimo! Mas buscar formação constante é essencial para seu progresso e sucesso profissional.

Insta salientar que profissionais que confiam somente em habilidades na comunicação e não buscam o aperfeiçoamento têm com os dias contados. O desenvolvimento profissional é inseparável daqueles e daquelas que buscam o topo.

Por mais que você saiba falar bem, se não for competente em seu mister, não conseguira se afirmar como profissional de sucesso e realizado. Por outro lado, a busca pela formação e desenvolvimento constante, aliado a capacidade comunicativa, seguramente tornará sua trajetória profissional mais fácil.

Profissionais qualificados, seguros no que fazem e que se atualizam constantemente, que desenvolvem a sua capacidade de se comunicar com facilidade, que tem domínio da arte de falar e persuadir, com certeza o caminho do sucesso está sempre a sua frente e alcançá-lo é questão de tempo!

Reflita nisso e sucesso! 

    Compartilhe:

Envie seus comentários